Malanje- Duzentos e cinco cidadãos, incluindo psicólogos clínicos e sociais, marcharam hoje, sexta-feira, nesta cidade, visando repudiar a onda de suicídios que se regista nos últimos tempos no país e em Malanje, em particular.
A marcha foi promovida pelo Núcleo dos psicólogos do Hospital Geral de Malanje e teve envolvimento de outros técnicos de saúde, estudantes e sociedade civil, que percorreram algumas artérias da cidade de Malanje, transmitindo mensagens de luta contra esse fenômeno.
Denominada marcha de Valorização da vida-Diga não ao suicídio, a iniciativa enquadrou nas celebrações do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, assinalado terça-feira (10), no quadro do Setembro Amarelo, mês dedicado à consciencialização das pessoas para o fim do fenómeno.
A responsável pela actividade, psicóloga Clínica Lizineide Cruz apontou a necessidade do envolvimento das famílias e de especialistas na moralização das pessoas, sobretudo as deprimidas, no sentido de evitarem o suicídio, apesar de quaisquer problemas.
Realçou que as consultas de saúde mental é um caminho para travar o fim dessa prática na sociedade, daí que para além da marcha, foram realizados rastreios neste domínio em 215 pacientes, visando dar apoios psicológicos.
Apelou as famílias a fazer o acompanhamento aos membros que aparentam ter perturbações ou vivendo situações de conflitos sociais e outras, sob pena destes incorrem ao fim da vida.
Por sua vez o psicólogo Mendonça Sampaio reiterou que factores como conflitos passionais, familiares, frustrações, crenças e ansiedade desmedidas, são propensos para induzir o indivíduo a suicidar, daí a necessidade de uma atenção redobrada.
Dados estatísticos de clínica forense de Malanje, dão conta que de Janeiro à presente data, 12 pessoas cometeram suicídios na província.
O 10 de Setembro foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, visando elucidar os cidadãos sobre a necessidade de prevenção do fenómeno no mundo. NC/PBC