Luanda - Os habitantes do Mualenga, município do Dala (Lunda Sul), contam desde hoje, quinta-feira, com um posto médico, erguido no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
O posto médico, que dista a 48 quilómetros da sede do Dala, conta com uma farmacia e vai atender diariamente 45 pacientes nos serviços gerais e de banco de urgência.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal do Dala, Lote Moutinho, sem revelar valores investidos, disse que a unidade sanitária responde uma das maiores preocupaçoes apresentadas pela população, nos encontros de auscultação realizados na circunscrição.
Com infraestrutura, disse, a população deixará de percorrer 48 quilómetros a sede municipal, em busca de tratamento médico e medicamentoso.
No acto de inauguração, Lote Moutinho procedeu ainda a entrega de bens de primeira necessidade a alguns moradores do Mualenga e kits de trabalho aos antigos combatentes e veteranos da pátria.
As doenças diarreicas agudas, malária e doenças respiratórias agudas, constam das patologias frequentes na localidade.
A população do Mualenga, estimada em cerca de quatro mil habitantes, dedica-se a agricultura, caça e comércio rudimentar.