Luanda - Quinhentos "kits parto seguro" foram distribuídos, nas últimas duas semanas, às gestantes de três unidades hospitalares de Luanda, numa iniciativa da organização não governamental (Ong) World Vision Angola (WVA).
Segundo uma nota de imprensa, chegada hoje à Angop, a entrega foi desenvolvida dentro do projecto materno-infantil “Mais e Melhor Saúde”, que visa contribuir na redução da mortalidade materna, neonatal e infantil, nos hospitais municipais de Cacuaco, Viana e Talatona, província de Luanda.
Na nota, a organização explica que nos "kits parto seguro" constam (itens para mãe, recém-nascidos, técnicos de saúde e parteiras), sendo que a distribuição contou com o apoio de 364 agentes comunitários e voluntários membros de oito organizações da sociedade civil.
Entre as organizações constam a Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM), Associação Nacional Lutas Drogas (ANLD), Associação Cristã para o Progresso Rural (ACPR), Cuidados de Infância (CI), Jucarente e Kudissansa.
Para a organização, o projecto tem realizado refrescamentos frequentes aos de técnicos de saúde, sendo que mais de 72 técnicos foram capacitados em temas de saúde integrados aos cuidados pré-natais, puérperas e crianças bem como os casos obstétricos em emergência para o bom funcionamento e a melhoria dos serviços prestados nas respectivas unidades sanitárias.
Realçou que o projecto reforça a entrega de insumos e reagentes aos laboratórios municipais, para realização de exames de hematologia e bioquímica, bem como garantindo a oferta de medicamentos essenciais como vitaminas e desparasitantes nas referidas unidades sanitárias.
De Janeiro a Setembro de 2022, o projecto sensibilizou mais de 57 mil e 725 famílias, tendo identificado mais de cinco mil e 356 mulheres grávidas e puérperas, bem como 75 mil e 116 crianças menores de cinco anos nos municípios de Cacuaco, Viana e Talatona.
Até agora, mais de 351 mil e 177 munícipes foram sensibilizados com mensagens para promoção da saúde e prevenção de doenças.
O plano de resposta, em sua fase de extensão que teve início em Novembro de 2021, tem cobertura estimada até Dezembro de 2022, onde a WVA trabalha em colaboração com AZULE Energy e uma ampla gama de parceiros locais, plataformas inter-religiosas, Ong parceiras, Gabinete Provincial de Saúde de Luanda (GPSL), direcções municipais de Saúde e diferentes níveis de departamentos governamentais ligados Saúde e Protecção Social.
A principal estratégia da WVA é alavancar os projectos e programas existentes relacionados ao engajamento comunitário e usar as redes de voluntários e agentes comunitários, para realizar actividades de conscientização junto das famílias.
O plano de trabalho está alinhado às prioridades estratégicas do Ministério da Saúde (MINSA), Gabinete Provincial da Saúde (GPSL) e Autoridades Sanitárias Municipais, focado na resposta a Covid-19 e também no fortalecimento do sistema de saúde pública no apoio a eventual cobertura de outras emergências na Província de Luanda.