Mbanza Kongo – Novos serviços vão entrar em funcionamento, dentro de dias, no Hospital Municipal do Cuimba, província do Zaire, fruto das obras de reabilitação e ampliação desta unidade sanitária.
Trata-se dos serviços de radiologia, bloco operatório, ortopedia, imagiologia, ecografia e radiografia (TAC).
Em declarações à imprensa, no final de uma visita de constatação do andamento das obras e montagem dos equipamentos pelo governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalgo, a directora do gabinete provincial das Obras Públicas e Serviços Técnicos, Zuela Capilo disse que a unidade sanitária deverá, também, contar com uma incineradora de resíduos hospitalares moderna, área de registos e arquivos, entre outras valências.
Iniciadas há cinco anos, as obras de reabilitação e ampliação desta maior unidade sanitária do município do Cuimba foram financiadas por uma linha de crédito do Reino de Espanha.
Disse que com a sua ampliação, o hospital passa de 60 para 84 camas de internamento, frisando que para garanti o funcionamento dos novos equipamentos, o Governo Provincial irá capacitar alguns especialistas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico.
O município do Cuimba dista a 62 km da cidade de Mbanza Kongo e tem uma população estimada em mais de 70 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Buela, Luvaka, Serra da Kanda e Sede. DA/JL