Chinguar - Dois postos de saúde, reabilitado e apetrechado com meios de diagnósticos, foram reinaugurados e entregue, esta quinta-feira, à população das aldeias de Chiluco e Capanje, no município do Chinguar, na província do Bié.
As unidades sanitárias, reinauguradas pela administradora local, Ângela Ucueianga, comportam cada uma delas, duas enfermarias, dois quartos de banho, varanda, farmácia, entre outros compartimentos.
As unidades sanitárias, a serem asseguradas por três enfermeiros, vão garantir serviços de pediatria, medicina geral, Programa Alargado de vacinação (PAV) e centro de aconselhamento e testagem de VIH/Sida.
Para além das duas unidades sanitárias, foram entregues, igualmente, duas residências para acomodação dos enfermeiros, sendo uma para cada localidade.
Orçadas em mais de doze milhões de Kuanzas, as infra-estruturas foram reabilitadas no âmbito do programa de combate à pobreza, que vai permitir a melhoria da assistência médica e medicamentosa de qualidade as populações.
Ao se dirigir aos beneficiários, a administradora do município do Chinguar, Ângela Ucueianga, disse que com a entrada em funcionamento dos dois postos de saúde, a população vai deixar de percorrer distâncias em busca de tratamento médico/medicamentoso.
Para tal, apelou à população a conservar os empreendimentos sociais e a denunciar qualquer acto de vandalismo.
A localidade do Chiluco tem perto de seis mil habitantes e a de Capanje, quatro mil habitantes, maioritariamente camponesa.
Das patologias tratadas nas instituições hospitalares do Chinguar, constam a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, febre tifóide, parasitose intestinal, gastrite, infecções de transmissão sexual entre outras.
Com a entrada em funcionamento destes postos, o número unidades sanitárias no Chinguar, subiu de 17 para 19, controla 191 funcionários, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar.
O município do Chinguar, 75 quilómetros a Sudeste da cidade do Cuito, província do Bié, o tem cerca de 299 mil habitantes, subdivididos na comuna - sede, correspondente à cidade de Chinguar, e nas comunas de Cutato e Cangote. BAN/ALH