Uíge – Trinta e quatro médicos da província do Uíge estão a ser submetidos, a partir desta segunda-feira, a exames práticos de especialização em medicina geral e familiar, a fim de fortalecer a assistência primária de saúde nas comunidades.
Ao intervir no acto de abertura dos exames práticos, o director pedagógico do Hospital Provincial do Uíge, Ariel Santana Felipe, disse que serão avaliados, nesta semana, 28 médicos.
Explicou que a avaliação dos formandos é um processo prático, depois do período de formação, onde os candidatos vão demonstrar as suas capacidades sobre identificação e diagnóstico dos diversos problemas de saúde.
Ao pronunciar-se no acto, a directora do Gabinete Provincial da Saúde do Uíge, Kavenaweteko Adelaide Malavo, disse que com a conclusão da formação dos primeiros médicos especialistas, nos próximos dias, a província vai contar com um número qualitativo e quantitativo de médicos, acção que vai melhorar os serviços de saúde nas comunidades.
Lembrou que a formação especializada era feita apenas nas províncias de Luanda, Benguela e Huambo, situação que criava desfalques nas unidades sanitárias.
A responsável reconheceu que, nos últimos três anos, a província tem registado melhorias na assistência primária de saúde da população, fruto da capacitação e formação de médicos especialistas nas diversas áreas.
“Desde que começamos com a formação nas nossas unidades sanitárias, a assistência dos nossos pacientes melhorou bastante, embora ainda temos muito trabalho a fazer”, reconheceu.
O primeiro curso de especialização em medicina geral e familiar, na província do Uíge, conta com a participação de 34 médicos dos 16 municípios da região, e está a ser ministrada por médicos nacionais e cubanos.
A formação, que decorreu nos hospitais provincial, municipal do Uíge e na Maternidade Municipal do Uíge, teve início em Abril de 2021, e prevê o encerramento em Janeiro de 2025.
A província do Uíge conta com um total de mais de 160 médicos, que prestam serviço em 380 unidades sanitárias.
Participaram no acto de abertura dos exames, formandos, docentes, entre outros responsáveis do Gabinete Provincial da Saúde no Uíge. NM/JAR