Saurimo – O centro de hemoterapia da Maternidade Provincial da Lunda-Sul foi, nesta quinta-feira, reforçado com 53 bolsas de sangue.
A doação foi feita por efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e de jovens organizados em associações, no quadro do 68º aniversário da cidade de Saurimo, a ser assinalado a 28 do corrente mês.
A acção foi organizada pela Administração Municipal de Saurimo.
Em declarações à imprensa, a administradora municipal adjunta para área económica e financeira de Saurimo, Isaura Muagando, afirmou que o acto visa colmatar a falta de sangue na unidade sanitária.
Informou que foram mobilizados 334 jovens para a campanha.
Por seu turno, a responsável da secção de homeoterapia da Maternidade, Maria Amélia, agradeceu o gesto dos doadores, reafirmando que o sangue doado servirá para atender as salas parto e a pediatria que realizam, em média, 30 a 40 transfusões sanguíneas.
A maternidade dispõe de uma unidade de cuidados intensivos, serviços de urgência, neonatologia, hemoterapia, bloco operatório, banco de sangue e morgue.
Oferece ainda serviços de ginecologia e obstetrícia, hemoterapia, mamografia, ultra-sonografia, ecografia, Raio-X, cardiologia e neonatologia. EM/JW/OHA