Menongue – Jovens do Ministério Emanuel, adstrito à Igreja Assembleia de Deus Pentecostal, procederam neste sábado, em Menongue, à doação de 60 bolsas de sangue ao Hospital Geral do Cuando Cubango e 50 bolsas ao hospital pediátrico de Menongue.
Em declarações à Imprensa no final do acto, o evangelista Soares Inglês, director municipal da juventude de Menongue, disse que, para o êxito da actividade, foram mobilizados um universo de 120 jovens.
Segundo o responsável, o acto enquadra-se no âmbito das acções gizadas para saudar o mês alusivo à juventude angolana, com o objectivo de solidarizar-se com as pessoas que por várias situações de saúde acorrem aos hospitais a procura de uma solução que muitas vezes passa pela transfusão sanguínea.
“ Chegou ao nosso conhecimento a gritante falta de sangue ao nível das unidades sanitárias, o que tem levado a ceifar muitas vidas em alguns casos. Por isso, nos mobilizamos de modo a contribuir de forma positiva na salvaguarda das vidas, uma vez que o papel da igreja não é só ficar dentro das quatro paredes falando da palavra de Deus, mas tem o lado social”, sublinhou.
Por seu turno, a responsável da área de laboratório da unidade hospitalar, Rosaria Inês, disse que a doação chega num momento certo e oportuno, já que a reserva de sangue estava totalmente esgotada.
Disse que, em regra, são realizadas diariamente entre 10 a 12 transfusões para acudir os casos de malária, anemia, acidentes de viação, serviços de parto, entre outros, tendo apelado às demais organizações e associações, no sentido de realizarem as mesmas acções para a contínua resposta célere aos diferentes casos e o salvamento de vidas humanas. MSM/FF/PLB