Caxito – O atendimento pré-hospitalar humanizado vai centralizar o debate sobre os serviços de saúde em Angola, na província do Bengo, durante o 3º workshop científico, numa iniciativa do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA).
O workshop será realizado quarta-feira (21), na cidade de Caxito, e vai marcar as celebrações do 15 aniversário do INEMA, bem como analisar o trabalho de resgate de doentes na via pública, comunicação e emergência entre os diferentes actores com os utentes.
De acordo com director-adjunto do INEMA, Vasco Matemba o evento, a decorrer sob lema “INEMA 15 anos a servir e capacitar para um atendimento pré-hospitalar humanizado”, visa estabelecer mecanismos para melhorar os serviços de assistência médica de emergência no país.
Para tal, prosseguiu, temas como interface entre o atendimento pré e intro hospitalar; referência e contra referência relativa, vão também dominar os debates, consubstanciados em mesas redondas e comunicações livres.
O INEMA foi criado, em 2009, à luz do Decreto Presidencial nº 40/9, de 21 de Agosto, com o objectivo de colmatar uma das lacunas que havia, na altura, relacionada com a falta de estrutura que se encarregasse de resgatar os doentes em casa e nas vias públicas a precisar de assistência médica urgente e, depois, serem levados às diferentes unidades hospitalares a fim de darem continuidade ao tratamento. PA