Saurimo – Trinta bolsas de sangue, correspondentes a 15 mil mililitros de sangue, foram doados no sábado, a secção de hemoterapia do Hospital Geral da Lunda Sul (HGLS), pelos efectivos do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), no âmbito das comemorações do 42º aniversário da instituição.
Ao falar à imprensa, o chefe do departamento provincial do INAD, José Dumba, disse que a acção serviu para atenuar a carência de reservas de sangue que a referida unidade tem se debatido.
Sublinhou que gestos do género vão continuar em outros municipios da província, designadamente Cacolo, Dala e Muconda.
Por sua vez, o chefe da Hemoterapia do HGLS, Joaquim Messene, apelou as organizações juvenis, os funcionários das instituições estatais e privadas a seguirem o mesmo exemplo, doando sangue nas unidades hospitalares da província.
Para a doação de sangue, explicou, o cidadão deve ter 18 a 65 anos, pesar, pelo menos, 50 quilogramas e gozar de boa saúde.
Fez saber que o sangue será canalizado essencialmente para o hospital pediátrico, maternidade, bloco operatório e em alguns postos de saúde, onde a hemoterapia realiza 30 a 46 transfusões dia.