Cuito - Trinta e sete bolsas de sangue foram doadas hoje à hemoterapia do hospital provincial do Bié, com vista a acudir a carência que se registava deste líquido nesta unidade sanitária nos últimos dias.
O gesto é da Organização da Mulher Angolana (OMA), que sensibilizou cinquenta filiadas para o efeito, respondendo um grito de socorro da direcção da hemoterapia, que se deparava com a falta de sangue para as transfusões.
Antes desta doação, havia em stock apenas dez bolsas, insuficientes para responder à demanda, já que diariamente são efectuadas perto de 60 transfusões, principalmente em crianças, gestantes e vítimas de acidentes.
O acto enquadrou-se ainda nas actividades do mês da mulher (Março), no quadro da responsabilidade social da organização.
Álvaro Soares, chefe dos Serviços de Hemoterapia do Hospital Provincial do Bié, louvou o gesto, tendo apelado às demais filiações políticas e sociedade civil no geral a seguir o mesmo exemplo.
Os serviços de hemoterapia local controlam 96 técnicos, sendo oito pertencentes ao hospital municipal do Cuito, na comuna do Cunje, e 52 do Hospital Walter Strangway.
A Hemoterapia do Hospital Provincial Bié tem capacidade para colher 60 bolsas de sangue dia, enquanto os dois frigoríficos disponíveis podem conservar até 200 bolsas.
Esta mesma unidade sanitária possui equipamentos suficientes para a colecta de sangue (bolsas, reagentes para testagem e outros), assim como de armazenamento do produto.
Dispõe ainda de meios humanos e materiais suficientes para atender as solicitações, quer as doações individuais quer as campanhas massivas.