Saurimo – O banco de sangue da hemoterapia do Hospital Municipal de Saurimo, província da Lunda Sul, está sem stock para acudir casos de transfusões, informou, esta terça-feira, à ANGOP, o chefe desta secção, Elias Sanguilo.
O responsável fez saber, que recorrem aos familiares das pacientes e técnicos em serviço nesta área, para a doação de sangue, em caso de emergência.
Adiantou que a unidade carece de stock há dois meses e que actualmente são realizados diariamente até 20 transfusões em crianças, gestantes em trabalho de parto e vítimas de acidentes.
“A rotura de stock se deve ao aumento de pacientes que ultimamente aflui à unidade com necessidades de transfusão”, salientou.
O responsável apelou às associações, organizações juvenis, igrejas, Forças Armadas, Polícia Nacional e familiares de doentes para não abdicarem desta importante tarefa que é a de salvar vidas.
Com uma capacidade de armazenamento de 60 bolsas, os serviços de hemoterapia do hospital tinha em 2022, cerca de 90 doadores familiares.
O hospital municipal de Saurimo conta com mais de 80 camas para internamento, bloco operatório, banco de urgência, morgue, serviços de raio-X, pediatria, medicina, ortopedia, dermatologia, entre outros serviços. QB/ASS