Viana - O Governo Provincial de Luanda vai continuar empenhado na reabilitação e apetrechamento das unidades primárias de saúde, dotando-as de condições mínimas para quem presta e quem procura os serviços.
A pretensão foi manifestada na quinta-feira, pelo vice-governador de Luanda para o sector Político e Social, Manuel Gonçalves, durante uma visita de constatação às obras de ampliação de unidades sanitárias do município de Viana.
Segundo o responsável, as unidades primárias de saúde, quando bem apetrechadas, servem de tampão às enchentes nos hospitais de referência, diminuem os custos com as transferências de pacientes e reduzem o índice de mortalidade nas comunidades.
O vice-governador disse estar satisfeito com as melhorias registadas no hospital Materno-infantil Mãe Jacinta Paulino, no Centro de Saúde da Caop A e no Posto de Saúde da Caop C, unidades por si visitadas neste dia.
Por sua vez, o director municipal da Saúde de Viana, Matondo Alexandre, frisou que, além destas acções, a administração local leva a cabo trabalhos de manutenção das bacias de retenção, valas de drenagem e fumigação para reduzir a prevalência da malária, principal causa de morte na circunscrição.
As unidades ora visitadas receberam obras de ampliação das suas estruturas e foram apetrechadas com novo equipamento médico.
O município de Viana tem uma população estimada em três milhões de habitantes e conta com três hospitais, nove centros de saúde e onze postos de saúde estatais. FCC/AA/OHA