Uíge – Cento e três bolsas de sangue foram doadas nesta quarta-feira, à hemoterapia do Hospital Geral do Uíge (HGU), por 106 militares das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Enquadrada nas comemorações do 47º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se no próximo dia 11 de Novembro, a iniciativa solidária visa minimizar a carência de sangue na maior unidade hospitalar da província, assim como estimular a sociedade sobre a cultura de doação desse líquido.
Em declarações à imprensa, o comandante adjunto para Educação Patriótica da Região Militar Norte, brigadeiro António Pessela, disse que o gesto da Região Militar Norte visa salvar vidas humanas.
Por sua vez, a chefe da hemoterapia do hospital geral do Uíge, Sónia Paulo, destacou o reforço de sangue na unidade hospitalar, a fim de acudir as necessidades diárias de transfusão de sangue, nas áreas da maternidade, ortopedia, pediatria, cirurgia e bloco operatório.
Explicou que a maior parte do sangue doado vai servir para atender os doentes com problemas de anemia, resultante de complicações de gravidez e parto, nos serviços de obstetrícia e ginecologia, cirurgia, infecções e insuficiência renal crónica.
As 103 bolsas de sangue juntaram-se a outras 32 existentes na hemoterapia do HGU, quantidade insuficiente para atender a demanda.