Sumbe – Os candidatos a vagas de emprego no sector da saúde começaram esta quinta-feira, a receber as suas guias de colocação no Gabinete Provincial de Saúde, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, soube-se hoje.
De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde, Felizardo Manuel, coube para o Cuanza Sul, uma quota de 204 vagas, do concurso público de 2019.
O responsável esclareceu que até ao momento o seu gabinete recebeu a documentação de 200 técnicos apurados para começarem a trabalhar nos centros e postos de saúde existentes nos 12 municípios da província.
Fez saber que alguns dos admitidos serão enquadrados em unidades sanitárias por inaugurar nos próximos dias, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), mormente nos municípios do Amboim e Ebo.
Entre os municípios com maior carência de profissionais estão o Amboim que receberá 21 técnicos, Ebo 20, Seles 19, Cassongue 17, Quibala e Sumbe com 16 cada, Cela 12 e Porto Amboim 10, enquanto as maiores unidades receberão uma quantidade mais reduzida.
Por este facto, o também médico apela aos demais aprovados a apresentarem-se no Gabinete de Saúde dentro de duas semanas a começar por hoje, para obterem as suas guias e dirigirem-se as suas respectivas áreas de colocação.
Recentemente o hospital pediátrico do município do Seles registou escassez de medicamentos e superlotação de doentes, tendo o Ministério da Saúde feito deslocar de Luanda, uma equipa de técnicos para reforçar os locais, assim como medicamentos.
Com vista a continuar a mitigar a malária, estão a ser distribuídos em todos os centros de saúde, mosquiteiros impregnados às mães gestantes em número não revelado.
Sobre a Covid, o director disse que a província conta actualmente com apenas um caso positivo graças a colaboração da população.
Estamos agora a fazer a terceira dose e temos a obrigação de fazer com que as 540.466 pessoas que têm a primeira dose tomem a segunda e os 181.314 com a segunda dose façam a de reforço.