Cabinda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, encontra-se na província de Cabinda, para avaliar o funcionamento no hospital geral local.
Localizado na localidade de Chibodo, arredores da zona norte da cidade de Cabinda, a ministra inteirou-se também do manuseamento dos equipamentos de ponta, cujo objectivo é aumentar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde na realização de exames de ressonância magnética, TAC, mamografia, electroencefalograma, e com meios de diagnóstico para atender outros serviços.
A ministra, acompanhada de responsáveis de diferentes áreas do seu ministério, foi recebida pelo vice-governador para o sector Político e Social, Miguel de Oliveira.
A unidade de referência foi idealizada para atender as necessidades da população desta província, para que os seus habitantes possam beneficiar de assistência médica e medicamentosa, bem como a prestação de um serviço de qualidade sem deslocarem-se a outros pontos do país e no exterior.
O edifício está implementado num lote de aproximadamente 39.150 m2, com nove andares, contém zonas técnicas e áreas administrativas complementares serviços de internamento, cirurgias, urgências, salas de partos, entre outros.
Tem 200 camas distribuídas por enfermarias de adultos, pediatria, ginecologia e obstetrícia e cuidados intensivos.
Presta internamento personalizado, serviços diferenciados de assistência ao parto, uma unidade de cuidados intensivos neonatal e para adultos, bem como serviços de cardiopneumologia, cirurgia de mínimo acesso, nefrologia, anatomia patológica, serviços de hemodinâmica e respectivos meios de diagnósticos.