Chitembo - Um posto de saúde com a capacidade de 10 camas está ser construído na aldeia Njiva, comuna do Mumbué, município do Chitembo (Bié), no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a fome e a Pobreza (PIDLCP).
No acto de lançamento da pedra para a construção da obra, realizado hoje, na referida aldeia, o administrador municipal do Chitembo, Alexandre José Celestino, sublinhou que acção visa colocar os serviços hospitalares próximo da população.
A construção da unidade sanitária, explicou, resulta de um pedido de mais de 12 mil populares de 10 aldeias circunvizinhas à Njiva, durante o encontro de auscultação das preocupações, quando serviços essenciais.
A empreitada está a cargo da empresa de construção civil “MEVA COSTROA Lda” e orçada em 30 milhões de kwanzas, devendo ser concluída em quatro meses.
O sector da saúde no Chitembo dispõe de 17 unidades hospitalares, com 135 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio.
São doenças frequentemente diagnosticadas nos hospitais locais, a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, febre tifóide, infecções de transmissão sexual, gastrite, anemia entre outras.
Situado a 150 quilómetros a Sul do Cuito, na província do Bié, o Chitembo tem 198 mil habitantes, maioritariamente camponesa. BAN/MS