Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Sábado, 02 Novembro de 2024 | 04h51

Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Audiência

As relações de cooperação entre Angola e África do Sul estiveram em análise na audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu, esta sexta-feira, em Luanda, ao ministro das Relações Internacionais e Cooperação daquele país, Ronald Lamola.

Visita

Angola e África do Sul avaliaram, esta sexta-feira, a possibilidade de uma visita do Presidente angolano, João Lourenço, àquele país, no mês de Dezembro, no quadro do reforço da cooperação.

O facto aconteceu durante um encontro sobre consultas públicas entre ambas as nações, chefiado pelos ministros das Relações de Angola, Téte António, e das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Ronald Lamola.

Exoneração

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou, esta sexta-feira, Ana Celeste Cardoso Januário, do cargo de secretária de estado para os Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Para ocupar o mesmo cargo, o Chefe de Estado nomeou Antónia Osvaldina Simão da Cruz Yaba.

Novo aeroporto

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, enalteceu, esta sexta-feira, o trabalho desenvolvido para a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), a 10 do corrente mês, com quatro voos de passageiros para Cabinda.

O governante fez este pronunciamento durante uma reunião com a comissão multi-sectorial que trabalha na operacionalização do novo aeroporto.

Cultura de paz

Angola reafirmou, esta sexta-feira, em Addis Abeba (Etiópia), a necessidade de se engajar a juventude na promoção de uma cultura de paz, com a criação de políticas e programas para sua capacitação.

A posição foi expressa pelo embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel Bembe, durante a reunião do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da organização continental, dedicada à implementação da agenda atinente a juventude, paz e segurança em África.

Desporto

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou, esta sexta-feira, em Luanda, que o nível do desporto nacional é positivo e que decorrem acções para a melhoria da coordenação do trabalho.

Durante uma visita à sede da Agência Angola Press (ANGOP), no quadro do fortalecimento dos laços institucionais entre o ministério de tutela e os principais órgãos de comunicação social do país, o dirigente disse que existe a consciência de que o desporto em particular é um factor social dinâmico.

OGE

O valor total para despesas do sector social aumentou de 4.9 biliões, em 2024, para kz 7.4 biliões, em 2025, de acordo com o a proposta do Orçamento Geral de Estado (OGE) para o exercício económico do proximo ano.

Em conferência de imprensa, quinta-feira, de apresentação da proposta do OGE 2025, a ministra das Finanças, Vera Daves, sublinhou que o valor representa um acrescimento orçamental de 44% para o sector.

Antigos desportistas

O Governo angolano está a trabalhar na criação de um Fundo Social de apoio aos antigos desportistas, que no passado contribuíram para os êxitos do país em competições internacionais, disse esta sexta-feira à ANGOP, em Luanda, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.

“Reconhecemos a existência de muitas reclamações por parte de antigos praticantes, que enfrentam situações difíceis, após término da carreira. Muitos tiveram um grande desempenho nas grandes conquistas desportivas do país, mas, não são abrangidos na actual legislação. Por isso, estamos a trabalhar no processo de criação de um Fundo de Apoio Social”, frisou.

OGE

O Governo angolano prevê a redução da taxa de inflação para 16,6% em 2025, relativamente à taxa de inflação acumulada de 23,4% que se perspectiva até finais de 2024, de acordo com a proposta do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico do próximo ano (OGE 2025).

Segundo o instrumento jurídico, no OGE 2025, avaliado em 34,63 biliões de kwanzas, prevê-se que o crescimento do PIB aumente para 4,1%, o sector não petrolífero 5,1% e o sector petrolífero 1,6%, incluindo a produção de gás.

Contrabando

Quatrocentos e sessenta e dois mil e 449 litros de combustível, avaliado em 110 milhões 859 mil e 600 kwanzas, foram apreendidos no período de 8 a 28 de Outubro deste ano, pela Polícia Nacional, em postos fronteiriços com os países vizinhos.

Do produto apreendido, constam 185 mil e 300 litros de gasolina e 277 mil e 149 litros de gasóleo, informou esta sexta-feira, no Soyo, província do Zaire, o porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, frisando que graças às acções de inteligência policial a corporação está a contrapor os “modus operandi” utilizados pelos contrabandistas.

Bilhete de Identidade

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos pretende ultrapassar, em todo o país, durante a terceira campanha de emissão e atribuição de Bilhetes de Identidade (BI) denominada “BI da Dipanda”, a meta de 27 mil, alcançada na última edição de 2019.

O facto foi avançado esta sexta-feira, em Luanda, pelo director nacional de Identificação, Registo e Notariados, Aristides Marques, que falava em conferência de imprensa sobre o lançamento da referida campanha, tendo avançado que 80 ou 90 por cento dos profissionais da área estarão engajados neste trabalho.

Ataques cibernéticos

Angola lidera a lista dos Estados que mais sofrem ataques cibernéticos a nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com mais de 60 por cento dos casos.

A informação foi prestada esta sexta-feira, em Luanda, pelo analista de governação e gestão de riscos de segurança de informação, Gedeon Dizengo.

Sam Mangwana 

O músico e compositor Sam  Mangwana foi condecorado,  esta sexta-feira, em Luanda, com a medalha de ouro de mérito das Artes, Ciências e letras, pela embaixada da República Democrática do Congo em Angola.

Sam Mangwana foi homenageado pelos seus 60 anos de carreira e reconhecimento como um dos grandes promotores da “Rumba congolesa”, género musical reconhecido, em Dezembro de 2021 pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade. ADR

 





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+