Benguela – Dez anos depois, o Clube Nacional de Benguela (CNB) volta a disputar o Campeonato Nacional de Futebol da Segunda Divisão, soube a ANGOP, este sábado.
O clube benguelense ficou de fora das competições oficiais por conta de uma sanção imposta pela FIFA, órgão reitor do futebol mundial, devido a uma dívida de 115 mil dólares americanos aos técnicos portugueses Alves Magalhães e José Velassa.
Segundo o presidente do Clube Nacional de Benguela, Evanir Coelho, foram momentos delicados e muitos não acreditavam que o seu pelouro fosse capaz de pagar a referida dívida.
Evanir Coelho disse que agora passam a estar focados na segundona, cuja competição deve iniciar em Dezembro próximo.
Relativamente a essa competição, afirmou que o objectivo maior da jovem formação não passa por chegar já à primeira divisão, mas ganhar experiência e criar condições para outros desafios no futuro.
“A volta às competições oficiais significa dar esperança a jovens que quando chegassem a júnior ficavam desmotivados, porque não podiam dar continuidade às suas carreiras, no clube, a nível de seniores”, disse o dirigente desportivo.
Por outro lado, recordou que, aquando da eleição da sua direção, muitas vozes o aconselharam a mudar o nome do clube para que pudesse voltar às provas oficiais da Federação Angolana de Futebol.
"Ao mudar o nome do clube estaríamos a apagar 100 anos de história. Não aceitamos e colocamos a dívida como um dos grandes desafios, e hoje, com este regresso à segunda divisão nacional, voltamos a dar esperança aos sócios e amigos do Nacional de Benguela", enfatizou.
Evanir Coelho informou que o Zonal de apuramento será longo e disputado por duas séries: A e B, com 12 equipas cada.
O Nacional de Benguela encontra-se na série B, juntamente com as outras equipas de Benguela, 1º de Maio e Sporting, e outras de Malanje, Moxico e Lunda Norte.
Sobre a equipa técnica, referiu que o clube será orientado por uma Comissão Técnica coordenada pelo professor Solito Gamba.
O Nacional de Benguela é um clube de multi-desportivo e nasceu com o nome de Sports Clube Portugal de Benguela, em 24 de Junho de 1920. Em 1975 o seu nome foi alterado para Sports Club Nacional de Benguela e em 1979 para Clube Nacional de Benguela. CRB