Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Cooperação
Angola beneficiou, de 2019 até 2021, de catorze milhões e 900 mil dólares (1 dólar equivale a 956 kwanzas) da Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), aplicado essencialmente na capacitação institucional de organismos públicos angolanos.
A informação foi prestada pelo embaixador angolano neste país do sul da Ásia, Edgar Gaspar Martins, em entrevista, recentemente, à ANGOP, a partir de Seoul, tendo explicado que a referida agência é uma instituição que tem por objecto ajudar projectos de forma não reembolsável.
Receita diamantífera
A comercialização de 5.66 milhões de quilates de diamantes bruto permitiu arrecadar uma receita total de 608,84 milhões dólares (1 USD vale 918 kwanzas), durante o primeiro semestre deste ano, em Angola.
Segundo o balanço da actividade diamantífera no país, apresentado esta quarta-feira, em Luanda, a produção desse mineral, no período em referência, representou um aumento de 36% comparativamente ao período homólogo de 2023, que registou 4.1 milhões de quilates.
China-África
O nono Fórum para a Cooperação China-África (FOCAC) arranca esta quarta-feira, em Pequim, com a presença de dezenas de líderes do continente africano, incluindo Angola, cuja delegação é chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Nesta reunião, espera-se que uma série de desenvolvimentos importantes moldem a parceria China-África.
Tecnologia
A 15.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL) 2024, a ser realizada de 12 a 14 deste mês, na capital angolana, vai focar-se, essencialmente, na tecnologia relacionada com a economia digital e independência financeira no país.
Sob o lema “Fintech como impulsionadora da economia digital e independência financeira”, o evento serve para exposição e troca de experiências adquiridas pelos estudantes do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL) ao longo da trajectória estudantil.
Direitos Humanos
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Ambiente da Assembleia Nacional (AN), Vigílio Tyova, afirmou, esta quarta-feira, que o cumprimento dos direitos humanos em Angola é uma realidade, apesar de existirem dificuldades de ordem funcional e infra-estrutural.
Em declarações à imprensa, após a audiência que concedeu a uma delegação da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), Vigílio Tyova apontou a questão da mobilidade para as pessoas portadoras de deficiência como um dos constrangimentos.
Crescimento urbano
O Desenvolvimento urbano sustentável e a prosperidade do continente africano estão em debate no Fórum Urbano de África, que decorre desde hoje até sexta-feira, em Adis Abeba, Etiópia, com a participação de Angola.
O evento, organizado pelo Governo da Etiópia e a União Africana (UA), constitui uma plataforma para discussões de alto nível sobre o rápido crescimento urbano e os desafios habitacionais do continente africano, que devem merecer a devida atenção, segundo os organizadores.
Varíola dos macacos
A prevenção da varíola dos macacos exige uma resposta multi-sectorial, capaz de garantir a vigilância e a capacitação de recursos humanos, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, a directora-geral do Instituto Nacional de Investigação e Saúde, Joana Faro.
Segundo a directora, o envolvimento de vários sectores permite uma resposta de emergência, com medidas proactivas em todos os sectores, no país.
História
A província do Moxico conta com dez monumentos e sítios elevados à categoria de Património Histórico-Cultural Nacional, informou hoje, quarta-feira, no Luena, a chefe de departamento da Cultura do Moxico, Ester Alberto.
Com a elevação destes 10 monumentos e sítios históricos a Património Histórico-Cultural Nacional, a província passa a contar com 11, sendo que o único era, desde 1998, as Ruínas do Forte da Cameia, no município com mesmo nome, símbolo da resistência à ocupação colonial.
Tradição
Sinónimo de resistência, persistência e valências a árvore de Sclerocarya birrea (Omwoongo) é tida como de grande importância para as diferentes comunidades nativas da província do Cunene, com particular realce para os da etnia owambo, devido às múltiplas valências da fruta denominada engongo.
A Sclerocarya birrea, mais conhecida como a árvore da amarula, localmente designada por omwoongo é uma planta originária do sudoeste africano, nomeadamente das províncias do sul de Angola e das Repúblicas da Namíbia, Botswana e África do Sul.
Futebol
O defesa central Boudrik Ungenda “Bobó” renovou, terça-feira, em Luanda, o seu vínculo contratual com o 1º de Agosto, válido por duas temporadas.
O congolês democrata, capitão da equipa, foi dos últimos activos do clube “militar” a renovar o contrato, mantendo quase intacto o sistema defensivo da formação orientada por Filipe Nzanza.
Africano júnior
Angola venceu na tarde de hoje (quarta-feira), a similar do Uganda, por 89-73, em jogo da primeira jornada do grupo B, do Campeonato Africano de basquetebol júnior que decorre em Pretória, na África do Sul, até 15 de Setembro.
A equipa angolana encontrou várias adversidades na partida para o triunfo, depois de conseguir uma vantagem folgada no terceiro período de 16 pontos, perdeu por um ponto no último quarto. ADR