Cuito – O secretário-geral da UNITA, Álvaro Chicuamanga Daniel, reafirmou hoje (quinta-feira), na cidade do Cuito, província do Bié, o compromisso do seu partido em manter a paz, consolidar a democracia, a reconciliação e unidade nacionais.
O político falava à imprensa, após ter sido recebido, em encontro de cortesia, pelo governador do Bié, Pereira Alfredo, no quadro do cumprimento da visita de três dias que realiza nesta região.
Para tal, disse ser preciso incentivar o diálogo permanente, franco e aberto, para que a convivência na diferença seja possível entre os militantes de diferentes partidos políticos.
O dirigente da UNITA apontou que este mecanismo ajuda a cultivar a união, o respeito pela diferença partidária, a cultura democrática e outros pressupostos voltados para a defesa da pátria e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Pediu igualmente ao governador local no sentido de continuar a trabalhar com as diferentes formações políticas, de forma a se preservar o ambiente da paz a nível desta região e contribuir no processo de desenvolvimento sustentável.
“O MPLA e a UNITA têm a maior responsabilidade de preservar a paz no país, porque são as que aglomeram a maior massa militante”, aludiu o secretáreio-geral do maior partido na oposição.
Por outro lado, Álvaro Chicuamanga Daniel defendeu um maior rigor, acompanhamento e fiscalização das obras públicas, para garantir que as mesmas tenham a devida qualidade.
Disse que a UNITA, enquanto partido, vai continuar a acompanhar e denunciar as anomalias, para assegurar a eficiência dos programas e projectos em curso.
No quadro da visita a esta província, Álvaro Chicuamanga Daniel vai manter encontros com as entidades religiosas, autoridades tradicionais e com os quadros a níveis provincial, municipais e comunais. AS/PLB