Luanda - Os altos funcionários do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas encarregue das questões Segurança na África Central (UNSAC) visitaram, esta quinta-feira, o Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto”.
A infraestrutura está localizada no distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
A delegação dos Altos Funcionários foi conduzida pela directora da Direcção dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Sara Silva.
A visita enquadra-se na 57ª Sessão do UNSAC, que decorre durante esta semana, em Luanda, e permitiu aos Altos Funcionários deste Comité testemunharem os progressos significativos que Angola tem feito em termos de infraestructura e desenvolvimento.
Durante a visita, os visitantes tiveram a oportunidade de percorrer as instalações do novo aeroporto, que é uma das infraestructuras mais modernas do país.
Foram apresentadas as diversas áreas operacionais do aeroporto, nomeadamente: o terminal de passageiros, a área de carga, as pistas de aterragem e descolagem, a estação ferroviária, bem como os sistemas de segurança e controlo aduaneiro.
A delegação mostrou-se impressionada com o nível de modernização e a capacidade operacional do novo aeroporto, reconhecendo o seu potencial para impulsionar o crescimento económico e melhorar a conectividade regional.
O aeroporto está equipado com tecnologia de ponta e preparado para receber aeronaves de grande porte, com capacidade para movimentar milhões de passageiros e toneladas de carga anualmente.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto não é apenas uma porta de entrada para Angola, mas também um hub preponderante para a interconexão do continente africano com o resto do mundo.
O sítio aeroportuário está a cerca de 40 km a sudeste do centro da capital, no território da comuna de Bom Jesus do Cuanza, no município de Ícolo e Bengo, na província de Luanda. Com capacidade para 15 milhões de passageiros por ano, foi projectado para acolher aeronaves de grande porte como o Airbus A380. ART