Luanda – O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve terça-feira, em Nova Iorque, um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, poucas horas depois do anúncio da visita do Presidente dos EUA, Joe Biden, a Angola.
O encontro aconteceu na sede da ONU, à margem da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Joe Biden cumprirá uma visita oficial a Angola nos dias 13, 14 e 15 de Outubro próximo, a convite do Presidente João Lourenço.
O Corredor do Lobito, seu pleno desenvolvimento e expansão, será uma das grandes prioridades nas conversações entre as delegações presidenciais de Angola e dos Estados Unidos da América.
Prevê-se igualmente a abordagem da necessidade do reforço da segurança climática, a transição para energias limpas e a paz e a segurança internacional.
A Casa Branca informa que o Presidente Biden viaja a Luanda para discutir o aumento da colaboração em prioridades compartilhadas, incluindo o fortalecimento de parcerias económicas que mantêm as empresas americanas competitivas a operar em Angola.
Indica que visita de Biden celebra a evolução do relacionamento EUA-Angola e ressalta o compromisso contínuo dos Estados Unidos com os parceiros africanos e demonstra como a colaboração para resolver desafios compartilhados traz benefícios para os norte-americanos e africanos.ART