Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu, esta sexta-feira, uma mensagem do Primeiro-Ministro do Reino da Bélgica, Alexander De Croo, que aborda aspectos sobre o reforço da cooperação bilateral.
Foi portador da missiva o embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Jazef Smets, recebido em audiência pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
A carta aborda também "os pontos de vista que Angola e Bélgica partilham no quadro das alterações climáticas e da defesa do meio ambiente", especificou, em declarações à imprensa, no final do encontro.
Jazef Smets informou que os dois Governos estão a trabalhar na criação de iniciativas bilaterais, com vista à adopção de posições comuns, no contexto ambiental, nas organizações multilaterais.
O diplomata afirmou que o Primeiro-Ministro belga enaltece os esforços do Governo angolano na busca de soluções para a paz e estabilidade política na Região dos Grandes Lagos.
Adiantou que, na mensagem, o Primeiro-Ministro belga exprime a vontade de continuar a cooperar com Angola no domínio económico, com realce para os sectores portuário, ferroviário e diamantífero.
As relações político-diplomáticas entre Angola e o Reino da Bélgica iniciaram-se em 1979. Desde então, foram rubricados acordos, memorandos e contratos empresariais.
Entre os diplomas já rubricados, destaca-se o Acordo de Cooperação Económica, Científica e Cultural, a 26 de Abril de 1983, que definiu o quadro jurídico regulamentador da cooperação bilateral e instituiu a Comissão Mista, bem como o Acordo Geral de Cooperação de 26 de Julho de 1983.