Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vendedoras ambulantes beneficiam de micro-créditos no Huambo

     Economia              
  • Huambo • Quarta, 06 Novembro de 2024 | 10h31
Zungueiras
Zungueiras
Pedro Parente-ANGOP

Caála - Duas mil 122 vendedoras ambulantes da província do Huambo beneficiaram, entre Junho de 2022 e Outubro do corrente ano, do projecto de concessão de micro-créditos, denominado “Votoka a Mãe Zungueira”, que visa financiar pequenos negócios.

Em declarações, esta quarta-feira, à ANGOP, a chefe do departamento da Família e Igualdade do Género na província do Huambo, Adelina Morguier, disse tratar-se da primeira fase do programa, cujas beneficiárias recebem, cada uma delas, o valor de 33 mil 330 Kwanzas, reembolsados em sete meses.

Disse que antes da concessão dos micro-créditos as vendedoras ambulantes são formadas sobre gestão de pequenos negócios, cuidados a ter com o dinheiro e orçamento pessoal e familiar, numa parceria com a organização não-governamental angolana Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).  

A responsável exaltou a responsabilidade das beneficiárias em relação ao reembolso dos valores, cuja segunda fase está prevista para breve, com apoio pessoal do governador da província do Huambo, Pereira Alfredo.

O projecto “Votoka”, expressão em língua nacional Umbundu que significa “levanta”, destina-se ao empoderamento das mulheres zungueiras da província do Huambo.

A iniciativa visa contribuir para a melhoria das condições de vida das mulheres que exercem uma actividade económica precária e buscam autonomia financeira, com a atribuição de micro-créditos nos 11 municípios desta região do Planalto Central, para o desenvolvimento de negócios diversos.

Executada pelo Governo da província do Huambo, o projecto conta com o patrocínio da Fundação Brilhante e com o apoio metodológico da ADRA. MLV/ALH

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+