Madrid - O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, felicitou hoje Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e garantiu que trabalharão juntos por uma "sólida parceria transatlântica", noticiou o site Notícias ao Minuto.
"Trabalharemos nas nossas relações bilaterais estratégicas e numa sólida parceira transatlântica", escreveu o socialista Pedro Sánchez, na rede social X.
Numa mensagem curta em inglês, Sánchez deu os parabéns a Trump pela vitória nas eleições de terça-feira, com qual será o 47.º Presidente dos Estados Unidos da América.
Donald Trump, o candidato do Partido Republicano, proclamou hoje a sua vitória sobre a democrata Kamala Harris num discurso a partir da Florida.
A contagem dos votos continua a decorrer e a vitória de Trump não é ainda oficial, mas as projecções dos meios de comunicação social norte-americanos colocam Trump a apenas três votos eleitorais de alcançar os 270 necessários para regressar à Casa Branca.
Por sua vez, a União Europeia (UE) felicitou também hoje Donald Trump pela vitória nas presidenciais americanas, recordando os laços entre os dois blocos e dizendo-se preparada para trabalhar em conjunto com Washington.
A União Europeia (UE) felicitou hoje Donald Trump pela vitória nas presidenciais americanas, recordando os laços entre os dois blocos e dizendo-se preparada para trabalhar em conjunto com Washington.
Na sua conta na rede social X, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lembrou a "aliança duradoura e um vínculo histórico" entre a UE e os Estados Unidos da América (EUA).
"Como aliados e amigos", escreveu ainda, os europeus esperam "continuar a cooperação construtiva" com os EUA, ressalvando que a UE se manterá como um parceiro "forte, unido e soberano ao mesmo tempo que defende o sistema multilateral baseado em regras.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou, também na rede social X, que a UE e os EUA irão "trabalhar em conjunto numa agenda transatlântica forte que continue a dar resultados" para os 800 milhões de cidadãos de ambos os blocos.
A líder do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, assegurou, também na X, que a UE está pronta para colaborar com Washington e para "manter os laços transatlânticos fortes, enraizados nos nossos valores partilhados de liberdade, direitos humanos, democracia e mercados abertos".
Trump proclamou a sua vitória sobre a democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais num discurso a partir da Flórida, na madrugada de hoje, enquanto aguarda pela confirmação e oficialização, quando as projecções dos media norte-americanos o colocam a apenas três votos eleitorais de alcançar os 270 necessários para regressar à Casa Branca.CS