Mbanza Kongo – Quarenta e dois, dos 97 projectos de impacto social inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província do Zaire, foram já concluídos desde o lançamento deste programa na região, em Maio de 2020.
A informação foi revelada terça-feira à imprensa, pela vice-governadora do Zaire para o sector Técnico e Infra-estruturas, Ângela Diogo, no final da reunião do Conselho de Direcção do Governo Provincial.
Esclareceu que deste número de projectos concebidos para o Zaire, 90 acções estão sob a responsabilidade do Governo Provincial e das Administrações Municipais, ao passo que as sete outras são tuteladas por diversos departamentos ministeriais.
Explicou que das empreitadas já concluídas, 19 já foram inauguradas e 22 outras aguardam por apetrechamento, com realce para o hospital materno infantil 11 de Novembro, o centro de saúde da comuna de Kaluka e a morgue municipal de Mbanza Kongo.
No município do Tomboco, que dista a 150 km da capital da província (MbanzaKongo), estão três projectos concluídos que aguardam o seu apetrechamento.
Trata-se de uma escola primária localizada na aldeia do Yenga, assim como de um centro de formação profissional e uma loja dos registos na sede municipal.
Informou que 19 obras encontram-se paralisadas por razões diversas em alguns municípios, afirmando que desta cifra, sete projectos serão descontinuados provisoriamente para atender as obras que estão em fase de conclusão.
Orientada pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, a reunião na qual participaram directores provinciais e administradores municipais analisou, entre outros assuntos, o relatório das acções desenvolvidas durante o III trimestre do ano em curso. DA/JL