Luena – Três infraestruturas sociais vão ser inauguradas nos próximos dias nos municípios do Alto Zambeze e Luacano, na província do Moxico, no quadro das festividades dos 49 anos do alcance da Independência Nacional.
Trata-se de uma escola de sete salas de aula e um centro de multiusos de apoio à casa protocolar, ambos no município piscatório do Luacano, de acordo com o programa das comemorações dos 49 anos da Independência Nacional a que a ANGOP teve acesso, esta quarta-feira.
Já no município do Alto Zambeze, região que vai albergar o acto provincial da efeméride, a ser celebrada no dia 11 de Novembro, será inaugurada uma escola de cinco salas de aula para albergar 450 crianças, bem como a inauguração de 10 suítes para acomodar os funcionários públicos que se deslocam à região em comissão de serviço.
Ainda no quadro das comemorações do dia da Dipanda, estão previstas várias actividades sócio-culturais, marcadas por excursão turística, torneios desportivos, exposição de produtos do campo, além de uma palestra sobre os “Ganhos alcançados durante os 49 anos de independência nacional, a decorrer na cidade do Luena.
A Independência Nacional foi proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo nacionalista António Agostinho Neto que se tornou no primeiro Presidente da República Popular de Angola. TC/YD