Malanje- O Governo Provincial de Malanje pretende reduzir os custos de produção agrícola no sector empresarial, para facilitar aos fazendeiros a aquisição dos insumos e usufruto de outros benefícios que concorrem para o aumento da produção.
Essa pretenção não exclui o sector familiar, devido a agricultura de subsistência que ele desenvolve para o fornecimento imediato de alimentos para os cidadãos.
A intenção foi manifestada no município de Cacuso, pelo governador provincial, Marcos Nhunga no termo das visitas que efectuou terça-feira (5) às Fazendas Espaço Agrícola e Pungo-Andongo, para avaliar os níveis de produção e necessidades.
Precisou que o Governo quer incentivar o aumento da produção agrícola e consequentemente a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas actualmente os preços de preparação de terras, dos fertilizantes e sementes, estão altos, por isso ambiciona encontrar vias para a redução dos valores.
Por esse facto, de acordo com Marcos Nhunga, o Governo tudo fará para a concretização desse desiderato, razão pela qual vem dialogando com os próprios empresários, no sentido de juntos buscarem soluções para a redução dos custos dos insumos agrícolas.
“Temos que traçar uma estratégia conjunta para a nível da província, baixarmos os custos de produção e permitir que os produtores possam alargar as áreas de produção”, frisou, realçando que se os insumos continuarem caros, os bens produzidos serão comercializados a preços altos.
Apesar disso, o governante apelou aos empresários no sentido de apoiarem com os camponeses familiares, localizados ao redor das suas Fazendas, no âmbito da responsabilidade social, com a preparação de terras, aquisição da produção ou outros gestos, pois ajudam no combate à fome e melhoria as relações humanas e de vida da população.
Por outro lado, considerou animadores o nível de desenvolvimento que a Fazenda Pungo-andongo vem atingido desde a sua privatização em 2021, com o surgimento de novas infra-estruturas, recuperação e aquisição de equipamentos, aumento das áreas de produção e diversificação das culturas, entre outras.
A jornada de visitas do governador prossegue quinta-feira (7) as Fazenda Pipe, Cristalina e Monte Negro, igualmente no município de Cacuso e nos próximos dias a outras em Cangandala, Luquembo e Cambundi Catembo, para se ter uma ideia sobre os resultados das colheitas do presente ano agrícola. NC/PBC