Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola trabalha na implementação do centro de resposta de incidentes informáticos

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 06 Novembro de 2024 | 14h04
Computador, instrumento básico na era digital
Computador, instrumento básico na era digital
Joaquim Tomás-ANGOP

Luanda - O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social está a trabalhar para a implementação, nos próximos tempos, de um cento de estudos, resposta e tratamento de incidentes informáticos, para prevenir crimes cibernéticos no país.

A informação foi avançada pela chefe de departamento para protecção das tecnologias de informação e comunicação da Direcção Nacional de Políticas de Cyber Segurança e Serviços Digitais, Milvânia Sanuca.

A responsável, que dissertava sobre o “futuro da segurança da informação em Angola”, no fórum “CyberSecur Summit 2024”, perspectivou que o referido centro dará resposta à lacuna, ainda existente no país, no que concerne a incidentes informáticos nos sectores público e privado.

Disse ser a criação desta unidade uma “exigência” da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sendo Angola dos pouco países que ainda não tem tal órgão.

Milvânia Sanuca fez saber que algumas empresas angolanas do sector das tecnologias de informação manifestaram já disponibilidade para trabalhar com o ministério neste sentido.

A decorrer sob o lema “Inteligência artificial e a segurança da informação, o “CyberSecur Summit 2024”, cujo termo está previsto ainda para hoje, é uma cimeira que congrega líderes de empresas e especialistas do sector das tecnologias da informação, bem como estudantes.

O evento é promovido pela CiberSecur e durante dois dias abordou, entre outros, temas como “Desafios e oportunidades na protecção de dados na era da Inteligência Artificial (IA)”, Automação para melhoria na detecção de ameaças” e “resposta a incidentes e gestão de riscos” e “compliance em Angola”.

Os participantes debateram igualmente matérias sobre insegurança cibernética, fraudes facilitadas pela inteligência artificial no sector bancário e riscos associados ao uso crescente de sistemas automatizados.

A CyberSecur Summit é uma cimeira anual, realizada desde 2020, com o fito de contribuir para o desenvolvimento do sector tecnológico em Angola, fomentar a inovação e promover parcerias estratégicas. ACC/VC



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+