Menongue - A obra “Homem digno e patriótico no tempo da Bajulação”, da autoria Afonso Mariti Fernando Mucanda, foi apresentada esta terça-feira ao público, em Menongue, capital da província do Cuando Cubango.
Produzido pela Versos Editora, o livro, com 107 páginas, traz à ribalta uma abordagem clara e estratégias sobre como um homem pode se manter digno e patriótico, mesmo estando inserido numa sociedade em que a bajulação ganha cada vez mais contornos alarmantes.
A obra, a primeira de Afonso Mucanda, representa é uma alusão à educação, instrução, aquisição de valores, como ética, humildade, solidariedade colectiva, prossecução do interesse colectivo, amor ao próximo e altruísmo, como sendo os pilares fundamentais para o surgimento de homens dignos e patrióticos no tempo da bajulação.
Na sua visão sobre a bajulação, o autor dá conta que bajular é fazer elogios falsos e excessivos com a finalidade de conquistar alguma coisa em troca, uma ausência de carácter e de falta de dignidade.
Reconhece que o fenómeno tem provocado graves instabilidades no processo de desenvolvimento do país, colocando em causa o direito, a justiça, a competência e a meritocracia.
Sobre o fanatismo, Afonso Mucanda cita que o culto à personalidade se torna um dos inimigos viscerais da competência e da crítica construtiva.
Segundo narra, a obra faz uma abordagem sobre a revolução, em que a visão do revolucionário incide na promoção e defesa de um Estado social de direito, concebido classicamente como aquele onde existam valores como a liberdade e a igualdade de direito.
Já o plano estratégico, conforme o autor faz constar da sua obra, visa a realização de objectivos específicos em diversas áreas da vida, como a de saúde, educação, formação e carreira.
A ausência de um plano de preparação do homem para enfrentar situações da vida pessoal ou profissional, segundo o autor, é cada vez mais frequente hoje, daí o fracasso que se vê na realização de projectos pessoais, corporativos ou programas sociais que resultam da ausência de um plano devidamente elaborado.
Natural de Menongue, Afonso Mucanda é advogado, docente universitário, político-administrativo, empresário e comentador oficial de assuntos jurídicos, políticos, económicos e sociais. É mestre em Direito.MSM/ALK/FF/PLB