Huambo - O segundo-secretário do MPLA na província do Huambo, Aderido Chimuco, ressaltou, esta quarta-feira, a defesa incondicional da Independência Nacional, através da preservação da paz, da manutenção da soberania, da integridade territorial e da reconciliação entre angolanos.
O partidário falava à ANGOP, a propósito dos 49 anos da proclamação Independência Nacional, assinalar-se no dia 11 de Novembro no país.
Disse ser fundamental preservar os valores da “Dipanda” sem cores partidárias e credo religioso, para a continuidade dos programas de melhoramento das condições sociais e económicas nas aldeias, vilas e cidades da província do Huambo.
Adérito Chimuco disse que os feitos da independência nacional permitiram a reconstrução das comunidades angolanas vinculadas aos valores culturais dos distintos povos, com a valorização da sua identidade, línguas, hábitos e costumes.
Lembrou que ao longo dos 49 anos da independência foi possível trabalhar na reconciliação e na pacificação dos espíritos, situação que está permitir a sã convivência entre os angolanos na diversidade cultural e no respeito pelas opções partidárias, numa perspectiva de fortificação dos fundamentos democráticos.
O segundo-secretário do MPLA na província do Huambo afirmou ser necessário olhar com sentido de gratidão os esforços dos nacionalistas angolanos e sustentar com responsabilidade os princípios patrióticos assumidos, para continuar proteger os interesses nobres da nação.
Angola alcançou a independência a 11 de Novembro de 1975, depois de 500 anos de colonização portuguesa. LT/JSV/ALH