Soyo - Três mil e 800 novos postes de iluminação pública serão instalados nas vias da cidade do Soyo, província do Zaire, até finais de 2025, no âmbito do projecto de melhoria da iluminação pública em implementação pela Administração Municipal.
De acordo com o administrador municipal adjunto para a Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários, Adelino Kai, que falava esta quarta-feira à ANGOP, a pretensão é tornar a cidade do Soyo mais iluminada.
Informou que foram adquiridas quatro mil luminárias do sistema moderno de iluminação pública de semicondutores de diodo emissores de luz (LED, na sigla em inglês), para a concretização do referido projecto.
Explicou que o novo sistema consome pouca corrente eléctrica, mas tem um ângulo de alcance e visibilidade maior em relação aos outros que vinham sendo utilizados, até a presente data.
Neste momento, segundo o responsável, foram já instaladas oito novas torres de iluminação pública em rotundas e 12 outras em entroncamentos das vias urbanas, assim como a adaptação dos antigos postes ao moderno sistema LED.
“Hoje, quem deixar cair uma agulha à noite, na rua que sai do aeroporto até à baixa da cidade do Soyo, vai achá-la, certamente”, gabou-se, para quem o objectivo é de atender 100% o casco urbano no que à iluminação pública diz respeito.
Apelou, na ocasião, aos munícipes a vigiar o sistema que está a ser montado, denunciando eventuais vândalos, frisando que a iluminação pública beneficia os próprios cidadãos que passam, agora, a desfrutar, plenamente, do espaço público no período nocturno.
Informou que o projecto é abrangente a todo o município, cuja meta é de instalar, ainda, outras 380 torres de iluminação pública em todos os entroncamentos, contornos e nas rotundas em toda a extensão da circunscrição.
A cidade petrolífera do Soyo tem uma população estimada em mais de 180 mil habitantes (dados do Censo de 2014). PMV/JL