Caxito - Mais de 10 mil animais entre cães, gatos e macacos serão vacinados contra a raiva durante a campanha nacional, cujo acto provincial de lançamento aconteceu, terça-feira, na localidade de Caxito, município do Dande, na província do Bengo.
Inserida no quadro do Projecto de Melhoria dos Sistemas de Vigilância Regional de Doenças (REDISSE IV- Angola) e o Programa Nacional "Uma só Saúde", a campanha de vacinação animal contra a raiva 2024, iniciada a 28 de Outubro decorre sob o lema "Animal vacinado, humano protegido".
Segundo a Chefe dos Serviços Provinciais de Veterinária, Ana Maria Fita para a campanha de nove dias, às 15 brigadas têm disponíveis 31 mil 625 doses da vacina que poderão ser encontradas nos postos móveis existentes na província.
Informou existirem três postos fixos de vacinação contra a raiva localizados no Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, nos serviços provinciais de veterinária em Caxito e do Panguila.
Durante o acto orientado pelo Chefe de Departamento da Agricultura, do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Elizeu Simão que na ocasião lembrou que a raiva é uma doença letal, contagiosa, transmitida do animal contaminado para o homem, por intermédio de mordidas ou arranhaduras.
Devido ao seu nível de letalidade de quase 100%, a doença é um problema de saúde pública e a única forma de combater é através da prevenção, isto é a vacinação, tendo apelado os munícipes a aderir massivamente à campanha.
No município de Dande, o mais populoso, estão mobilizados 15 brigadistas, repartidos em cinco brigadas. PA