Luanda - O Presidente angolano, João Lourenço, recebeu, hoje (sábado), os ministros dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC), Christophe Pen’Apala e do Rwanda, Vicent Biruta, no quadro da mediação da tensão política e militar entre estes dois países.
O encontro, acompanhado pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, enquadra-se nos esforços para a busca de uma solução pacífica para a situação reinante na fronteira entre a RDC e o Rwanda.
A tensão entre a RDC e o Rwanda cresceu nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento M23, segundo as autoridades de Kinshasa, apoiado pelo país vizinho.
No final da audiência, que decorreu no Palácio Presidencial, em Luanda, o ministro Téte António afirmou que o encontro com o Chefe de Estado angolano definiu directrizes para a Reunião Tripartida.
Trata-se da Reunião Tripartida entre os chefes das diplomacias dos três países (RDC, Angola e Rwanda) e de especialistas dos serviços de inteligência, prevista para hoje no Ministério angolano das Relações Exteriores, em Luanda.
Na última quarta-feira, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, considerou preocupantes os últimos acontecimentos na fronteira entre a RDC e o Rwanda.
O Presidente João Lourenço expressou tal preocupação durante uma intervenção, na Reunião da Mesa da Assembleia da União Africana (UA).
Na altura, o Estadista angolano insistiu na necessidade de as partes dialogarem, ao mesmo tempo que reconheceu que não havia ambiente para um encontro ao nível de Chefes de Estado da RDC e do Rwanda, devido à tensão existente.
Angola preside à Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), bloco geográfico ao qual pertence o Congo Democrático.
Nessa condição, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, mandatado pela União Africana para mediar o conflito, tem multiplicado iniciativas para alcançar a paz.