Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer Mangueira, disse hoje em Moçâmedes, que o "sacrifício" dos heróis da batalha do Cuito Cuanavale deve servir de exemplo e de inspiração a nova geração, sendo um compromisso patriótico e de progresso do país.
O governador falava no acto das celebrações da efeméride, na base Naval da Marinha de Guerra e sustentou que essa celebração é a única forma de homenagear e recordar os "heróis e valorosos" combatentes que fizeram tudo para manter o solo pátrio inviolável.
No seu discurso recordou aos presentes que a vitória desta batalha representou uma viragem decisiva na África Austral, no sentido do progresso, da paz e da libertação dos povos africanos oprimidos pelo regime do Apartheid.
"Temos que continuar a preservar a nossa história, faço um apelo aos responsáveis da educação para que datas como essas possam ser recordadas pelos estudantes de todos os níveis de ensino, para que todos os jovens tenham noção do esforço feito, do sangue derramado pelos heróis", acrescentou.
Disse ainda ser importante continuar a render homenagem a todos aqueles que tombaram nessa guerra e fazer dessa data um evento verdadeiramente histórico.
Participaram no acto os membros do governo provincial, órgãos de defesa e segurança, magistrados do Ministério Público, sobrevivente da Guerra do Cuito Cuanavale, antigos comandantes e veteranos da Pátria, autoridades eclesiásticas, e tradicionais.