Luanda - O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, anunciou segunda-feira que os Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) vão funcionar num novo edifício, na província de Benguela.
Ao falar no acto central do dia do SME, que esta segunda-feira se assinala, Eugénio Laborinho afirmou que o novo edifício foi construído de raiz e a sua inauguração está para breve.
“Gostaria de reiterar o exemplo que ocorreu nas províncias do Bengo, Cuanza Sul e Cunene, com a inauguração de algumas infra-estruturas”, frisou o ministro.
Adiantou que “também teremos o edifício da Direcção Provincial dos Serviços de Migração e Estrangeiros, em Benguela, cujas obras estão em fase de finalização”.
O governante referiu que, com a nova infra-estrutura, pretende-se assegurar melhor condição de trabalho aos efectivos e sobretudo ao público que busca os serviços migratórios.
À margem do acto, o director do Gabinete de Comunicação Institucional do SME, Simão Milagres, informou que nos últimos doze meses foram repatriados 123 cidadãos estrangeiros, que se encontravam ilegalmente no país.
O responsável indicou que o processo decorreu nas províncias fronteiriças de Cabinda, Zaire, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Cuando Cubango e Cunene.
Por sua vez, o director-geral da SME, João da Costa Dias, encorajou o efectivo a manter-se firme no controlo de entrada, permanência e saída de cidadãos, particularmente neste período da pandemia da Covid-19.
Este ano as celebrações do dia do SME decorrem sob o lema “Serviços de Migração Estrangeira - 45 anos firmes na gestão dos fluxos migratórios, facilitando o turismo e o investimento privado”.