Malanje - O primeiro secretário Provincial da JMPLA, em Malanje, Dilangue Baião, encorajou, neste sábado, a juventude a defender os seus interesses e aspirações, visando fortalecer o associativismo, através de acções que proporcionam confiança e a sua intervenção nos desafios do país.
O político lançou esse desafio quando intervinha no acto de encerramento das jornadas “Abril Jovem”, tendo realçado, a par disso, a necessidade dos jovens apostarem na agriculturas e no empreendedorismo, como forma de geração de rendas e de promoção de emprego.
Por outro lado, Dilangue Baião exortou aos mais velhos, no sentido de continuarem a incutir nos jovens a necessidade da preservação da independência nacional, paz, democracia, unidade e da reconciliação nacional, por se tratar de conquistas dos angolanos que fazem o país crescer e se desenvolver, para além da defesa dos bens públicos.
“Todos somos chamados a cuidar dos bens e patrimónios públicos e privados, porque são caros e servem a toda a sociedade”, aconselhou o político, realçando que, por esse facto, a JMPLA lança no próximo dia 28, a campanha “Stop vandalização dos bens e patrimónios públicos”, com o intuito de convidar todos os cidadãos a aderir essa luta a nível das suas zonas de residências, nas escolas e outros lugares.
Entretanto, o dirigente pede reflexão de todos sobre os problemas que ainda afligem a juventude, como o desemprego, falta de habitação própria, falta de terrenos para auto-construção dirigida, formação académica e profissional, assistência médica e outros, cujas soluções deve-se procurar, apostando para tal no empreendedorismo e na formação profissional.
Referiu que o país vive hoje mudanças assentes no combate à corrupção, nepotismo, amiguismo e bajulação.
O acto de encerramento da jornada “Abril Jovem” decorreu sob o lema “Com o espírito de Hoji Ya Henda, lutemos pela moralização e desenvolvimento de Angola” e contou com a participação de militantes da JMPLA e jovens de outros estratos sociais.