Luena - O tributo do Presidente fundador da nação angolana, António Agostinho Neto, será destacado durante a jornada das festividades dos 107 anos da elevação do Moxico à categoria de província, a 15 de Setembro de 1917.
De acordo com o programa que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, estão previstas vários eventos culturais, económicos e desportivos, para saudar a data da província e do fundador da nação, a 15 e 17 de Setembro, respectivamente.
O Governo Provincial do Moxico destaca, que entre várias prioridades, Neto deixou seu legado na formação do homem, a prestação e serviços de saúde à escala nacional e uma política económica assente na diversificação, através da aposta na agricultura.
As actividades agendadas, segundo o programa, visa reflectir os ganhos da província no âmbito da sua elevação à categoria de distrito, bem como celebrar o legado do primeiro Presidente e Fundador da nação angolana.
As festividades dessas efemérides serão marcadas com a realização de uma palestra sobre a origem dos povos do Moxico e uma mesa redonda sobre o desenvolvimento desta região.
A província do Moxico celebra, hoje, 106 anos desde que foi desmembrado do antigo Distrito de Benguela, a 15 de Setembro de 1917, depois de várias expedições militares que culminaram com a ocupação colonial.
Moxico é a província de Angola com maior extensão territorial, ocupando 17 por cento do território nacional, com uma superfície de cerca de 223.023 km 2. Administrativamente tem nove municípios, a saber: Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Cameia e Moxico.
A sede provincial é a cidade do Luena, que concentra mais de 40 por cento da população, num total de 935.649 habitantes da província. Do ponto de vista etnolinguístico, a população é bastante diversificada, com predominância dos grupos Chokwe, Luvales, Ovimbundos, Lunda Ndembo, Luchazes, Bundas e outros pequenos grupos. TC/YD