Uíge - A secretária províncial da JMPLA no Uíge, Isabel da Graça, destacou, nesta sexta-feira, o contributo e a bravura dos heróis nacionais, que culminou com a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
A responsável fez esse pronunciamento quando intervinha na palestra sobre o “Papel da juventude na conquista da independência nacional”, dirigida aos membros do secretariado e militantes.
Disse que foi com essa força, coragem e determinação que os heróis lutaram contra o colonialismo português e mudaram o rumo da história de Angola.
Lembrou que, aqueles heróis, não pouparam esforços, por isso, sonharam e lutaram por um país livre e democrático para todos os angolanos.
Por essa razão, incentivou a nova geração a conservar o legado da paz, bem como participar activamente na construção de uma nação para todos os angolanos.
Por outro lado, a secretária exortou aos jovens para apostarem na formação académica e profissional, para o crescimento económico, social e político do país.
Por sua vez, o coordenador da Comissão de Gestão do ISCED-Uíge, Agostinho Manuel, considerou o 11 de Novembro como marco histórico nacional, justificando que permitiu o alcance da democracia no país.
Quantos aos ganhos da independência, apontou a conquista da paz, o alargamento das aldeias, regedoria, comunas, a construção de escolas, universidade, estradas, entre outros conquistas.
Desta forma, Incentivou os jovens a não partirem para violência e nem serem imediatistas, pois a independencia foi fruto de muito trabalho.
Por outro lado, Agostinho Manuel da Silva defendeu a aposta na agricultura, para o crescimento da economia e desenvolvimento do país.
“Angola alcançou a independência política, agora precisa alcançar a económica, ” frisou.EPP/JAR