Huambo – O reforço das competências necessárias aos cidadãos em matérias sobre o poder autárquico foi recomendado, esta quinta-feira, pelos participantes da VII Semana Social da Igreja Católica na província do Huambo.
No comunicado final do evento, decorrido em dois dias, os participantes consideraram urgente a formação autárquica, para uma melhor compreensão nítida sobre o processo.
“Devemos avançar para as autarquias com os quadros que temos e que hoje já não são poucos”, apelaram.
Sublinharam que a responsabilidade para a implementação do processo deve ser de todos, com um maior investimento na participação activa das mulheres na política e no desenvolvimento económico, pois é fundamental para um futuro mais igualitário e próspero.
Os participantes defenderam que a económica deve, no seu percurso, estar sujeita à dignidade da pessoa humana e à promoção do bem-estar, com a criação de serviços públicos, sobretudo, nos campos da saúde, da educação e no apoio ao desenvolvimento da agricultura, com as necessárias infra-estruturas e vias de comunicação.
Destacaram, igualmente, a necessidade da prestação de uma assistência social que atenda especialmente as famílias numerosas, os velhos, as crianças e os doentes.
No evento, orientado pelo arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, foram abordados a participação do cidadão nas políticas públicas, promoção do desenvolvimento social e económico e as valências das autarquias. JSV/ALH