Luanda – O governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, considerou esta segunda-feira, em Saurimo, que uma célere resolução da questão da dívida pública aos empresários locais, avaliada em cerca de 16 mil milhões de kwanzas, poderia permitir que estes contribuíssem muito mais para a resolução dos problemas sociais e económicos da região.
O governador Daniel Neto fez estas declarações no quadro de um encontro que o Presidente da República, João Lourenço, manteve esta tarde com os responsáveis locais no quadro da visita de dois dias à província da Lunda Sul.
Neste encontro com o objectivo de inteirar-se sobre as acções desenvolvidas e dificuldades locais, Daniel Neto destacou que a dinâmica imprimida no trabalho ao nível da província é séria e rigorosa, “mas não consegue correr mais” porque existem dificuldades de vária ordem.
Neste quadro, deu a conhecer que os empresários da província têm estado a contribuir e ajudar muito, daí o facto de considerar que, uma vez ultrapassado este constrangimento (dívida pública local), estes poderiam dar muito mais pela região.
Acrescentou que estas dívidas, muitas delas já revistas e certificadas, está relacionada com um universo de cerca de 200 empresários locais.
O Presidente da República, João Lourenço, encontra-se na região desde a manhã desta segunda-feira, tendo, logo após a sua chegada, inaugurado o projecto mineiro de Luele, considerado o maior no domínio diamantífero no país e o terceiro maior kimberlito do mundo.
O projecto mineiro Luele é uma mina de depósito kimberlítico, que numa primeira fase poderá atingir pouco mais de um milhão de quilates por ano e uma receita bruta de 60 milhões USD/ano.
Está implantada numa área de 104 hectares e dados preliminares apontam para a ocorrência na mina de uma reserva de 350 milhões de quilates e vida útil de 60 anos, 600 metros de profundidade.
A mina começou a sua prospecção entre os anos 2007/2008 e prevê empregar na primeira fase mil e 30 trabalhadores, dos 1.500 previstos.
Um balanço apresentado pela ENDIAMA, em 2021, sobre as realizações da empresa, naquele ano, indica que a mina produziu cerca de 1,7 milhões de quilates de diamantes, numa produção média mensal de diamantes de 143,7 mil quilates. SC