Malanje- O Secretário-geral da Assembleia Nacional (AN), Pedro Agostinho Neri, desafiou hoje a nova geração de funcionários parlamentares a trabalhar na modernização do parlamento angolano, visando corresponder as expectativas e exigências técnicas, materiais e humanas que garantam o bom desempenho dos deputados.
Pedro Neri lançou este desafiou quando falava na abertura do retiro de reflexão sobre administração parlamentar, géneses, percursos e perspectivas, da Assembleia Nacional, que Malanje acolhe desde quinta-feira.
O responsável precisou que os funcionários parlamentares têm obrigações de criar condições necessárias para que os deputados exerçam o seu mandato com primazia e sem sobressaltos.
Por esse facto, considerou desafiadora a gestão quotidiana dos imóveis e outros meios da AN, colocados à disposição dos parlamentares, pois só assim fica facilitado o trabalho dos deputados, sobretudo face as eleições gerais de Agosto próximo.
Relativamente ao retiro, o director dos Recursos Humanos da AN, Aniceto da Fonseca Pedro disse que o mesmo visa reforçar o espírito de equipa e de partilha de conhecimentos, bem como reflectir sobre o funcionamento da administração parlamentar na perspectiva do passado, presente e do futuro.
Nesta senda, referiu, os trabalhadores da Assembleia Nacional vão analisar as acções desenvolvidas nos últimos tempos, o que se deve melhorar, como fazer, entre outros aspectos, de acordo com o contexto actual do país e da casa das leis.
O retiro está a ser promovido pela Secretaria-geral da AN, com a participação de trabalhadores e ex-trabalhadores do órgão, das dezoito províncias do país e vai abordar temas como os desafios da gestão eficiente do capital humano ontem e hoje, lei orgânica da AN, desafios da protecção parlamentar, missão, visão e valores organizacionais e a sua importância, entre outros.
O evento, primeiro do género, vai ainda passar em revista a trajectória histórica da Assembleia Nacional, desde a sua constituição como Conselho da Revolução e Assembleia do Povo e culminará com passeios turísticos às quedas de Calandula e às Pedras Negras de Pungo-a-ndongo.