Luanda – O coordenador da Frente Patriótica Unida (FPU) , Adalberto Costa Júnior, defendeu, esta quarta-feira, em Luanda, maior investimento na agricultura, para que sirva de base para a actividade económica.
De acordo com o também presidente da UNITA, que falava em conferência de imprensa, a aposta do Executivo deve incidir sobre esta área com olhar no crescimento da economia e criação da segurança alimentar.
Refira-se que, neste quesito, o Executivo tem gizado o Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos, (PLANAGRÃO), visando a produção de trigo, arroz, soja e milho.
O plano é de âmbito nacional, com maior destaque para as províncias do Moxico, Lundas Norte e Sul, regiões com terras disponíveis e condições climáticas favoráveis para a produção desses cereais.
Relativamente aos problemas de mobilidade na província de Luanda, o político entende que a solução do problema deveria resultar de uma ampla concertação social, numa perspectiva multidisciplinar, encomendando estudos às universidades e ouvindo as comunidades que são geralmente detentoras de saberes valiosos.
Falou da necessidade de restituição da rede de catamarãs entre o Ramiros e o Panguila, desde que devidamente integrados numa rede funcional e harmoniosa.
Defendeu igualmente a potenciação da rede ferroviária urbana, numa perspectiva não apenas de aumento da frequência dos comboios, mas também de expansão gradual da rede ferroviária para os municípios de Cacuaco, Calumbo e Benfica. MGM/ART