Luena - O comando da Região Militar Leste (RML) das FAA precisa de meios de transportes e materiais conexos para reforçar o patrulhamento ao longo da fronteira de Angola com a República de Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia.
O facto foi dado a conhecer à imprensa pelo comandante da RML das Forças Armadas Angola (FAA), Tenente-general David Manuel Cavanda, por ocasião da visita, de algumas horas, que o governador Ernesto Muangala efectuou, esta terça-feira, ao Comando da Região Militar Leste.
Dados oficiais apontam que mais de sete mil cidadãos estrangeiros entraram ao país, nos últimos 12 meses, entre congoleses democráticos, zambianos, quenianos, por via da fronteira com os países vizinhos (RDC e Zâmbia).
Segundo o oficial general, a imigração ilegal tem sido praticada de forma massiva pelos cidadãos estrangeiros, dada a extensa fronteira terrestre e fluvial entre Angola/RDC (mais de dois km) e com a Zâmbia (cerca de mil 100 km).
Conforme o general Cavanda, essa situação constitui "uma grande preocupação, sendo que para o seu combate precisa-se forças e meios que são escassos".
Espera que a visita do governador provincial, Ernesto Muangala, sirva de alicerce para que se consiga ultrapassar tal situação, dando-lhes meios própricios para o reforço do patrulhamento fronteiriço.
Em breves palavras, o governador Ernesto Muangala destacou o grau de organização do comando da RML e disse contar com o apoio das FAA durante a sua governação, mormente nas questões de desminagem, saúde, segurança, entre outras áreas que o efectivo pode intervir em tempo de paz.
No início do corrente mês de Junho, o comandante do ramo do Exército das Forças Armadas Angolanas (FAA), general João Serafim Kiteculo, avaliou o grau de preparação combativa das tropas da 30ª Brigada de Infantaria Motorizada, estacionada no município do Alto Zambeze, província do Moxico.
A visita visou, igualmente, para constatar a segurança fronteiriça e o estado de preparação operativa, combativa e educativo-patriótica das tropas da 30ª Brigada de Infantaria Motorizada.
A Região Militar Leste, com sede na cidade do Luena, província do Moxico, incluindo o comando da 3ª Divisão, na província da Lunda Sul, e da 32ª Brigada de Infantaria Motorizada, na Lunda Norte. YD