Luanda - O diplomata angolano José Patrício entregou, esta sexta-feira, em Tiblissi, à Presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, as cartas que o acreditam como embaixador de Angola naquele país.
O também embaixador de Angola na Turquia, com residência em Ancara, irá cobrir igualmente, na condição de não residente, o Irão, Iraque e Qatar, informou em nota a Embaixada de Angola na Turquia.
Em Tiblissi, José Patrício foi ainda recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, que ofereceu um jantar protocolar aos 25 embaixadores acreditados hoje.
Embaixador de Angola na Turquia, desde 2018, José Patrício aproveitou o momento para avaliar o potencial das relações económicas entre os dois Estados, na nova era da diplomacia económica.
A Geórgia é um pequeno país transcontinental, localizado abaixo do Grande Cáucaso, região da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.
Faz fronteira com a Turquia, o Azerbaijão e a Arménia e, a norte e leste, a Rússia. A sua população vive, essencialmente, da agricultura, com tónica na vinicultura, e do turismo.
Jornalista de profissão e antigo quadro da Rádio Nacional de Angola, José Patrício, nascido em Luanda, a 9 de Março de 1954, já foi secretário do Presidente da República para a Informação (1989 a 1991).
Iniciou a sua carreira diplomática em Dezembro de 1991, altura em que foi chefiar a Missão Permanente de Angola junto da Organização dos Estados Americanos (OEA), com a missão específica de trabalhar para a normalização das relações entre os Estados Unidos e Angola.
Em 2000-2001 foi embaixador de Angola junto da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Exerceu funções idênticas em Portugal e Cabo Verde, entre Setembro de 1995 e Novembro de 1999, antes de ter sido o primeiro representante diplomático de Angola nos Estados Unidos da América (1991 e 1995).
Em 1993, José Patrício foi indicado pelo World Economic Forum um dos 200 Líderes do Futuro e convidado a participar na reunião anual do Fórum, na Suíça.