Saurimo – O delegado do Interior na província da Lunda Sul, Mário Luís, apelou, esta terça-feira, à moderação e harmonia nos discursos dos concorrentes às eleições gerais deste mês, para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.
Durante um encontro que manteve com o secretário-geral adjunto da UNITA, Virgílio Samussongo, garantiu que estão criadas as condições para o asseguramento do pleito eleitoral do dia 24 do corrente mês, antes, durante e depois do voto.
Exortou a sociedade a colaborar com os órgãos de segurança na denúncia de todos os actos que possam comprometer o processo eleitoral.
Por seu turno, o secretário-geral adjunto da UNITA manifestou-se satisfeito com a organização do efectivo policial, considerando-a um pressuposto fundamental para que as eleições sejam uma verdadeira festa.
Reconheceu que a Policia Nacional tem sabido exercer o seu papel desde o início da campanha eleitoral, afirmando que a prevenção e o combate ao crime são questões conjunturais que necessitam do envolvimento de todas as forças vivas da sociedade.
Disputam as eleições deste mês os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN, P-NJANGO e a coligação partidária CASA-CE.
A Lunda Sul tem 276 mil eleitores. Em todo o país, estão habilitados a votar 14 milhões 399 mil cidadãos, 22 mil 560 dos quais na diáspora.