Mbanza Kongo – Quatro mil efectivos do Ministério do Interior (MININT), na província do Zaire, estão mobilizados para assegurar as eleições gerais do próximo dia 24 deste mês.
A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP, pelo porta-voz da delegação provincial do Interior, sub-inspector de migração Sérgio Afonso.
Disse estarem em prontidão efectivos de todos os órgãos que integram a delegação do Ministério do Interior na região, incluindo meios técnicos, para um asseguramento eficaz.
Informou que, em cada assembleia de voto estão escalados dez polícias, no mínimo, que deverão observar a uma distância de 500 metros da mesa de voto, conforme o estabelecido na Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais.
De acordo com o oficial da corporação, todas as assembleias de voto, terão cobertura policial, com base no que estipula a Lei Eleitoral.
Respeito à ordem e ao civismo
Ao apelar aos eleitores a não se dirigirem às mesas de voto em estado de embriaguez, nem com qualquer objecto que ponha em perigo a segurança pública, aconselhou os cidadãos a afluírem às urnas de forma ordeira e com “lucidez”, no dia 24 deste mês.
Em jeito de balanço, disse que desde o início da campanha eleitoral a Polícia Nacional no Zaire registou sete furtos de dísticos das assembleias de voto, instalados em locais de votação, e deteve os presumíveis autores.
Os furtos ocorreram nos municípios do Tomboco, Nóqui e Nzeto.
Na província do Zaire estão disponíveis 259 assembleias de voto e 566 mesas, para 321 mil e 781 eleitores habilitados ao voto, no dia 24 deste mês.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA, FNLA, APN, P-NJANGO, PHA e PRS e a coligação de partidos CASA-CE.