Luanda – O Presidente do MPLA, João Lourenço, destacou, este sábado, a reabilitação das vias e a iluminação pública na província do Bié.
O candidato do MPLA para as eleições gerais de 2022, que falava num acto de massa na cidade do Cuito, destacou, entre outras, a reabilitação da via Cunje-Andulo, que permite a fácil circulação entre as duas localidades, bem como as vias terciárias e secundárias dos demias municípios.
João Lourenço apontou, para o próximo mandato, a reabilitação da estrada que liga o Bié ao Cuanza Sul (Andulo/Mussende), para tornar mais fácil a ligação entre as duas províncias e destas para outras localidades angolanas.
Entre os projectos para o próximo mandato, João Lourenço apontou também a reabilitação da estrada paralela ao Caminho-de-Ferro de Benguela, até ao município do Luau (Moxico), que liga as duas províncias e facilita a circulação e escoamento de produtos agrícolas do campo para as cidades.
“Precisamos de estradas para haver desenvolvimento”, disse o cabeça de lista do MPLA, no fim da primeira semana da campanha para as eleições de 24 de Agosto próximo.
Em relação a gestão dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), João Lourenço disse que a atribuição da sua gestão a um consórcio privado é a melhor solução para o seu funcionamento.
“Era assim no tempo colonial e é assim que vai ser. Vamos voltar a colocar o Caminho-de-Ferro de Benguela a funcionar bem”, reforçou.
João Lourenço destacou, igualmente, o contributo dos bienos no processo de desenvolvimento do país, bem como na conquista da paz e da reconciliação nacional.
Disputam o poder político e legislativo no presente pleito eleitoral, os partidos MPLA, UNITA, APN, PRS, FNLA, PHA e o P-NJANGO, bem como a coligação CASA-CE.
As eleições deste ano, que terão, pela primeira vez, a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, estando habilitados a votar 14 milhões 399 mil eleitores, 22 mil 560 dos quais no estrangeiro.