Mbanza Kongo – A livre circulação de pessoas e bens, assim como a construção de várias infra-estruturas de impacto social foram, quarta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, destacadas pelo docente universitário António Castelo Mapambani, como os principais ganhos da paz que o país vive há 21 anos.
O académico fez essa afirmação durante uma palestra subordinada ao tema “Ganhos da Paz em Angola”, dirigida aos estudantes do Instituto Superior Politécnico Privado do Zaire (ISPPZ), no âmbito do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, a assinalar-se no próximo dia 4 de Abril.
De acordo com o palestrante, graças a paz Angola trilha hoje os caminhos de desenvolvimento, atraindo mais investidores estrangeiros nos mais variados domínios.
A propósito, apelou à população, em geral, e a juventude, em particular, para continuar a preservar a paz conquistada duramente pelos angolanos.
Referindo-se especificamente ao Zaire, o docente disse que, nos últimos 21 anos de paz, a província ganhou vários empreendimentos sociais e económicos, com realce para a electrificação de todas as sedes municipais e algumas localidades, a construção de sistemas de abastecimento de água potável e a asfaltagem das estradas.
“Antes da paz, a província do Zaire não tinha muitas estradas asfaltadas. Hoje o cenário é muito diferente. Já há asfalto nas nossas cidades e vilas”, referiu.
Para assinalar o 21º aniversário da Paz e da Reconciliação Nacional, o ISPPZ está a desenvolver várias actividades, com destaque para a campanha de limpeza e plantação de árvores, doação de sangue e palestras. DMN/JL